Na véspera da eleição da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Bahia (OAB-BA), Daniela Borges apresentou as propostas da chapa União pela Advocacia e buscou demonstrar aquilo que foi feito ao longo dos últimos anos, em debate organizado pelo site Bahia Notícias.
Mediado por Fernando Duarte, o debate foi uma parceria entre os podcasts Projeto Prisma, comandado por ele às segundas-feiras, e JusPod, e contou ainda com a presença da candidata Ana Patrícia, da chapa adversária, com quem Daniela Borges buscou debater.
O debate teve cinco blocos, com quatro deles dedicados ao confrontamento de ideias. E durou pouco mais de uma hora. Entre os temas abordados, jovem advocacia, representação feminina, independência da OAB-BA, educação jurídica, violação das prerrogativas e relacionamento com a magistratura.
“Não me vejo em nenhum outro lugar que não seja a advocacia e é uma honra para mim presidir a OAB da Bahia. E tenho certeza que ao longo dos próximos três anos nós vamos conseguir ter um juiz em cada comarca do nosso estado. A advocacia baiana merece isso. Porque o nosso compromisso é um compromisso com a transformação, é um compromisso com a verdade”, afirmou Daniela Borges.
Daniela aproveitou ainda para defender a continuidade do trabalho desenvolvido em prol da jovem advocacia nos últimos três anos, como cursos gratuitos, audiências simuladas, programa 6º Ano, a realização do Encontro Nacional da Jovem Advocacia e oferta de estrutura para iniciar os atendimentos com clientes. Sobre os planos futuros, ela citou a criação de um laboratório de inovações para a jovem advocacia, ampliação do projeto de mentoria e assistência, e valorização da remuneração da advocacia.
Sobre o piso salarial, a candidata da chapa União pela Advocacia afirmou que “temos um trabalho hoje de atuação da nossa Procuradoria na defesa dos honorários e a nossa proposta para o próximo triênio é criar uma Procuradoria para avançar ainda mais nessa atuação. Além disso, o compromisso da aprovação do piso salarial, luta desde sempre dessa gestão. Já tivemos duas reuniões com o governador, reuniões com o secretário de Justiça e tenho certeza que vamos conseguir a aprovação da lei estadual, porque a lei estadual é o que realmente obrigará escritórios a pagarem um piso salarial”.
As eleições ocorrem, nesta terça-feira (19), em todo o estado da Bahia, exclusivamente em formato presencial, das 9h às 17h. Em Salvador, será na tenda do piso L3 do Shopping da Bahia, na região do Iguatemi. Além disso acontece em mais 48 locais espalhados pelas 37 subseções da OAB-BA em todo o estado.
A consulta ao local de votação pode ser feita no hotsite das eleições criado pela OAB/BA, em https://eleicoes2024.oab-ba.org.br/